Em 17 de dezembro de 2023, milhares de pessoas realizaram a prova objetiva do concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, certame destinado ao preenchimento de vagas e à formação de cadastro reserva para cargos de nível superior para cargos para profissionais da saúde e cargos administrativos.
No entanto, após a realização dessa prova, diversos candidatos constataram que o prazo estabelecido pelo edital para o envio da documentação comprobatória de experiência profissional já havia expirado.
Em razão disso, muitos participantes do concurso, alheios ao encerramento antecipado do prazo, não puderam apresentar os documentos necessários, o que acarretou prejuízo em suas pontuações e, consequentemente, em suas chances de êxito no certame, tendo em vista que a nota referente à experiência profissional desempenha um papel significativo na definição dos aprovados.
SIM. Existem fundamentos legais para contestar judicialmente a conduta da EBSERH a fim de possibilitar que os participantes que deixaram de enviar a titulação possam fazê-lo após a aprovação na prova objetiva.
Portanto, se você está entre os candidatos que não conseguiram enviar a documentação dentro do prazo estabelecido, não deixe de buscar auxílio jurídico para obter mais informações e reverter essa situação.
A análise de títulos é uma etapa avaliativa classificatória muito recorrente em diversos concursos e consiste na apresentação de documentos que comprovem a formação educacional e a experiência profissional dos participantes.
Comumente, essa etapa acontece após a aprovação do candidato nas fases classificatórias do certame. Apesar disso, no concurso da EBSERH, os candidatos foram surpreendidos por uma inversão na tradicional ordem de realização das etapas do concurso: o envio dos títulos a serem posteriormente avaliados ocorreu antes da prova objetiva.
A prova de títulos tem grande impacto na nota final dos candidatos, principalmente em concursos da EBSERH, já que o órgão valoriza o tempo de experiência dos profissionais. Dessa forma, a pontuação recebida nessa etapa pode ser o diferencial para uma aprovação.
O escritório Caio Tirapani Advogados Associados (CTAA) foi fundado pelo advogado Caio Tirapani Adum Resende com o objetivo de oferecer um trabalho diferenciado e de qualidade na área de concursos públicos em geral.
O escritório atua através de consultoria jurídica e representação judicial para pessoas que tiveram algum direito violado em processos seletivos, concursos públicos, provas de residência médica e Vestibulares, atendendo clientes de todo Brasil com responsabilidade, comprometimento e ética. Para conhecer mais sobre o trabalho do escritório, acesse nossa página sobre concursos públicos.
Entre em contato conosco.