Cotas e Vestibulares

Desde 2018, é possível ver uma movimentação muito grande nas redes sociais em relação às denúncias de alguns alunos que ingressaram nas universidades pelo sistema de cotas raciais. A partir disso, as universidades vêm criando formas de verificar se aquela denúncia é verdadeira ou não. Com um estudo aprofundado sobre o tema, dedicação e apoio aos alunos, o CTAA se tornou referência na representação de estudantes de todo país em casos de investigações por supostas fraudes às cotas nos vestibulares.

E, para isso, visando trabalhar de forma competente e transparente, atuamos através de Consultorias Jurídicas, Representações Administrativas e, também, Representações Judiciais Inúmeros são os problemas enfrentados ao longo de todo o procedimento administrativo ao investigar as denúncias recebidas, mitigando todos os direitos que deveriam ser assegurados aos alunos. 

Nós do CTAA defendemos que é dever da administração pública comprovar a existência de fraudes no sistema de cotas, não ficando a cargo do próprio aluno tal obrigação, que a todo tempo está sendo obrigado a confirmar a legalidade de seus atos, passando por situações que ferem seus direitos. Sobre a temática, veja trecho de entrevista do advogado Caio Tirapani, sócio-diretor do CTAA, ao Jornal Tribuna de Minas:

“Somos completamente a favor das cotas e, quanto mais debatermos esse tema, mais estaremos próximos de critérios que ajudem na diminuição prática da discriminação e na garantia de acesso à universidade pública pelos setores da população que são o alvo desse sistema, desde que esses parâmetros sejam bem descritos no edital, para que todos os candidatos conheçam as regras que regulamentam esse processo seletivo”.

Precisa de alguma

orientação sobre esse tema?