Blog voltar

Compartilhar
21
set

O que é REVALIDA?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) é uma prova criada com o objetivo de reconhecer as aptidões dos médicos graduados em universidades no exterior para atuarem no Brasil segundo a legislação e a medicina brasileira.

O exame é dividido em duas etapas eliminatórias, a prova escrita e avaliação de habilidades clínicas, fundamentada na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias para o exercício da Medicina.

Requisitos básicos para participar:

  1. Ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil
  2. Ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, e; autenticado pela autoridade consular brasileira e;
  3. Ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, emitido pela Recita Federal do Brasil
  4. Enviar imagens do diploma, frente e verso, tal como solicitado pelo sistema de inscrição.

De acordo com o INEP, a aprovação no Revalida não é suficiente para revalidação. As universidades que aderiram ao Exame reconhecem sua legitimidade e relevância, mas demandam, além da apresentação do diploma, a entrega de documentação, conforme indicado na legislação brasileira.

Atualmente,  apenas cinco universidades realizam o processo de avaliação independente do REVALIDA, são elas UERJ (Rio de Janeiro), UFMG (Minas Gerais) UFTM (Mato Grosso) USP (São Paulo) e UNICAMP (São Paulo).

Notícias Relacionadas

Você precisa de um advogado?

Entre em contato conosco.

    Open chat
    Oi, tudo bem? Você alguma dúvida?

    Clique aqui e você será redirecionado para nosso WhatsApp!