Blog voltar

Compartilhar
10
maio

Teste de Aptidão Física (TAF): conheça seus direitos e dicas para se preparar

Uma fase importante dos concursos públicos é o Teste de Aptidão Física (TAF), que tem por objetivo avaliar a capacidade dos candidatos para exercerem as funções dos cargos que almejam.  O TAF é muito comum em carreiras da Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, e em seleções para agentes de trânsito, guardas municipais, entre outros.

Por isso, além de estudar para as provas teóricas, é preciso se preparar as os testes físicos e também ficar por dentro dos seus direitos nessa etapa do concurso. Nesse texto, conversamos com Dhiego Torga,  professor de Educação Física e consultor para TAF, e também com o Dr. Caio Tirapani, advogado especializado em Direito dos Concursos Públicos e sócio diretor do escritório Caio Tirapani Advogados Associados.

Direitos

Infelizmente, é muito comum candidatos serem eliminados ou prejudicados nos testes de aptidão física. Porém, é importante saber se o motivo da eliminação é válido, pois alguns casos são questionáveis e permitem, inclusive, recorrer à justiça para reverter a situação.

Diante disso, o advogado Caio Tirapani, indicou alguns direitos que devem ser respeitados:

1.Transparência

As bancas organizadoras devem ser transparentes em todas as fases do concurso, a fim de conferir legitimidade para suas ações e dar total condição do candidato compreender cada um dos atos praticados pela banca. Em relação ao TAF, muitas vezes, o participante é declarado como inapto, mas sequer recebe uma explicação sobre isso. Porém, é direito dos candidatos receberem com detalhes o motivo pelo qual foram reprovados, explicando claramente as razões que levaram à eliminação.

2.Vídeo da realização dos testes

Todos os candidatos têm direito de ter a sua prova gravada e a banca deve disponibilizar o acesso aos vídeos. Isso também está ligado à transparência, pois a filmagem dá parâmetros para saber se o teste foi aplicado e avaliado de forma correta, seguindo todas as regras do edital.

Inclusive, com base no princípio de proporcionalidade e da razoabilidade, candidatos que são reprovados por questões mínimas, como milésimos de segundos em uma corrida, podem recorrer à justiça.

3.Condições equivalentes entre os concorrentes.

A partir do princípio da isonomia e igualdade, existe o direito dos candidatos que disputam determinada vaga terem condições equivalentes na realização do teste. Por exemplo, o horário de aplicação deve ser o mais próximo possível, pois quem fizer a prova 8h da manhã, com menos sol e calor, terá vantagens sobre quem fizer 12h com temperaturas mais quentes. Além disso, é importante que todas as datas, locais e horários de realização sejam divulgados com antecedência e que a pontualidade seja garantida pela banca organizadora.

4.Necessidade legal de aptidão física para o cargo

Existem cargos em que ter condicionamento físico não é necessário para desempenhar as funções estabelecidas. É preciso que haja pertinência lógica ao exigir o teste de aptidão física, pois não se pode exigir algo que na prática não fará diferença.

Portanto, se você acredita que alguma dessas situações pode não ter sido respeitada, entre em contato e tire suas dúvidas com a nossa equipe.

Preparação

A preparação para os Testes de Aptidão Física (TAF) é indispensável para quem quer ser classificado. Por isso, assim como os estudos teóricos, é preciso ser feito com antecedência. Embora os editais, muitas vezes, não especifiquem a data certa no cronograma, a dica é se antecipar e procurar orientação para os treinos, pois praticar exercícios físicos trazem benefícios de uma forma geral.

De acordo com Dhiego Torga, professor de educação física e preparador físico e consultor para TAF, o tempo de preparação varia de cada pessoa, pois o condicionamento, estrutura física e o nível de treinamento são específicos para cada um. Porém, é importante se organizar, para que não haja riscos. “Quanto menor o tempo de preparação, maior o risco de lesão. Porque assim não é possível fazer uma periodização adequada”.

Além de antecipar o começo dos treinos para os testes, também é importante buscar orientação e acompanhamento profissional, uma vez que isso ajuda a evitar riscos e contribui para melhores resultados. E hoje em dia com as tecnologias é possível contratar um serviço de consultoria online.

“ O profissional de Educação Física é o único apto a prescrever exercícios e fazer esse tipo de treinamento. Mesmo à distância, através de vídeos, eu consigo verificar falhas e erros na execução de vários movimentos. Faço a organização dos treinos até a data do concurso e faço simulados para ver a evolução dos meus clientes. E assim eu consigo um alto número de aprovação em concursos”, comenta Torga.

Portanto, se o TAF é uma exigência do concurso que você escolheu, busque orientação sobre o seu treinamento e não deixe para última hora. E fique por dentro dos seus direitos antes e depois das provas, pois eles devem ser respeitados a fim de garantir que nada prejudique sua aprovação.

Em caso de dúvidas ou sugestão de temas para o nosso blog envie um email para contato@caiotirapaniadvogados.com.br

Leia mais sobre os Direitos dos Candidatos Aprovados em Cadastro Reserva

Notícias Relacionadas

Você precisa de um advogado?

Entre em contato conosco.

    Open chat
    Oi, tudo bem? Você alguma dúvida?

    Clique aqui e você será redirecionado para nosso WhatsApp!