Residência
Médica voltar

Dentro da atuação voltada para concursos públicos, o escritório Caio Tirapani Advogados Associados também se destaca pelo atendimento de causas relacionadas à residência médica.

Os processos seletivos de residência médica exigem esforço, atenção e dedicação, inclusive,  durante o processo de envio de documentos comprobatórios (certificado de estágio, publicação de artigos, entre outros).

Nessas etapas é comum ocorrerem diferentes lesões aos direitos dos médicos participantes por parte das instituições organizadoras.

Nossa equipe está pronta para analisar e orientar como o candidato deve prosseguir para garantir os seus direitos.

Tem alguma dúvida relacionada a residência médica? Obteve uma resposta negativa  ao seu recurso? Entre em contato com a gente e seja atendido por um de nossos especialistas.

Dúvidas frequentes sobre Residência Médica

1. Minha documentação não será disponibilizada no prazo estipulado.

Algumas documentações são exigidas para realização da matrícula do residente, como é o caso de residências com pré-requisito, nas quais é solicitado que o candidato entregue declaração com previsão do término da residência médica de acesso direto. Entretanto, pode ocorrer do candidato estar sem determinado documento no prazo estipulado, por culpa de terceiros. Nesses casos, é possível discutir judicialmente a situação.

2. Perdi o prazo para justificar minha ausência no início da residência médica. Como rever isso?

Se por algum motivo você não puder comparecer ao início das atividades do programa de residência médica e também deixou de justificar sua ausência, é possível tentar reverter o cancelamento da matrícula, a depender do caso concreto.

3. Como realizar ajustes nas minhas atividades?

A responsabilidade para realizar ajustes nas atividades, a fim de cumprir a carga-horária mínima e os períodos de férias, é da Comissão  de Residência Médica (COREME) da instituição ofertante, conforme consta na Resolução nº1/2017/CNRM

4. Como as bancas podem pontuar errado na fase de Avaliação curricular?

A avaliação do currículo inclui a análise dos documentos comprobatórios, como certificado de estágio, publicação de artigos, entre outros. A banca organizadora  deve analisar de forma responsável todos os documentos enviados pelos candidatos, atribuindo a pontuação referente à experiência profissional ou titulação devidamente comprovada.

No entanto, muitas vezes, as bancas não pontuam devidamente os candidatos. Seja por não terem recebido os documentos ou por conta de envio incorreto.

Nenhum candidato deve perder pontos por situações meramente formais ou irrelevantes. Por exemplo, em casos em que não é autenticada firma de uma das páginas da documentação enviada.

5. É permitido conciliar a residência médica com um emprego?

Sim. É permitido, desde que seja respeitada a compatibilidade das cargas horárias.

A Residência Médica tem por objetivo preparar os médicos residentes, em condições teóricas e práticas, para o desempenho das ações em saúde de forma eficiente e que estes prestam serviço adequado à população, portanto, não se configura relação empregatícia. Além disso, a Residência Médica configura-se como uma pós-graduação, para a qual os médicos são selecionados por meio de exames de ingresso, para compor os quadros das instituições de saúde, por prazo determinado, com o objetivo de receber titulação especializada.

Entre em contato

Newsletter

Cadastre seu email e fique atualizado sobre os seus direitos. Receba informações e novidades de concursos públicos. Não se preocupe, você não receberá spam!

Você precisa de um advogado?

Entre em contato conosco.

Open chat
Oi, tudo bem? Você alguma dúvida?

Clique aqui e você será redirecionado para nosso WhatsApp!