Estão abertas as inscrições para o concurso da Polícia Militar de Minas Gerais, regido pelo edital DRH/CRS nº 06/2021, que foi publicado no dia 10 de junho de 2021. O Concurso Público disponibiliza 1.653 vagas para o curso de formação de soldados da Polícia Militar de Minas Gerais, em 2022, e garante remuneração inicial de R $3.962,23.
As inscrições devem ser realizadas entre os dias 14 de junho e 14 de julho, no site (colocar um hiperlink) da própria instituição policial, com o pagamento de uma taxa no valor de R $92,62. A prova objetiva tem data marcada para o dia 15 de agosto.
Inscrições: de 14/06 a 14/07
Pagamento da taxa de inscrição: até dia 15/07
Divulgação dos locais de prova: 06/08
Aplicação da prova: 15/08
Divulgação do gabarito da prova objetiva: 16/08
Resultado da 1ª fase e Convocação para a 2ª fase: 22/09
Resultado final e convocação para exames admissionais: 13/12
O concurso da PMMG 2021, será composto por algumas etapas eliminatórias e busca selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldados, que promete salários iniciais de R $3.962,23. De acordo com o edital, as 1.653 vagas disponibilizadas para o cargo de soldado, são divididas em 1.484 vagas para pessoas do sexo masculino e 169 para pessoas do sexo feminino. A prova objetiva poderá ser realizada em qualquer uma das 17 cidades disponibilizadas pelo certame, ficando a cargo do participante a escolha. Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.
De acordo com o edital, é importante que os concurseiros preencham alguns critérios mínimos de participação:
É importante que, antes de realizar a inscrição, o candidato leia o edital para que fique por dentro de como irá funcionar o certame e quais os critérios para sua participação. As inscrições podem ser realizadas do dia 14 de junho até 14 de julho, no site da Polícia Militar de Minas Gerais.
Nesse momento, o candidato deverá preencher todo o formulário e informar o local em que deseja realizar a prova objetiva. Essa é uma fase que deve ser feita com bastante cuidado e atenção, já que, nas demais etapas do concurso, os dados apresentados devem ser idênticos aos informados nesse momento. Ao finalizar a inscrição, será gerado a guia no valor de R$92,62, para pagamento da taxa de inscrição.
O Concurso acontece em 2 etapas:
A primeira etapa é a aplicação da prova objetiva, que acontecerá no dia 15 de agosto, com início previsto para 08h30min, e duração de até 3 horas, incluindo o preenchimento da folha de respostas. No entanto, o candidato deve chegar com antecedência no local de prova, pois, os portões fecham às 7h50min. A prova terá o valor de 100 pontos, contendo 40 questões, com conteúdos distribuídos em Língua Portuguesa, Estatística, Legislação Extravagante, Direito Penal, Direitos Humanos, Direito Penal Militar e Direito Constitucional.
Já na segunda etapa, os melhores colocados são convocados para a Avaliação Psicológica e Avaliação Física Militar.
Primeiramente, a Avaliação Psicológica faz testes de personalidade; testes de inteligência; e dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica. Essa fase possui caráter eliminatório, e após o parecer técnico do responsável, o candidato será considerado apto ou inapto para o cargo.
O candidato considerado apto seguirá para a Avaliação Física Militar, a última do concurso. No dia da sua avaliação, o participante deve apresentar um atestado médico que comprove sua condição para a realização do Teste de Capacitação Física. Este, terá caráter eliminatório e classificatório. O candidato deve alcançar o mínimo de 60% de rendimento em cada modalidade, sendo elas: abdominal tipo remador, flexão estática e dinâmica na barra fixa e corrida de 2.400 metros.
A divulgação do resultado final está prevista para a data de 13 de dezembro, e poderá ser encontrada no site oficial da Polícia Militar de Minas Gerais e também no Diário Oficial da União.
O edital informa que a validade do concurso será de um ano, contando a partir de sua homologação. Mas, existe a possibilidade de que a corporação prorrogue uma única vez por igual período.
www.caiotirapaniadvogados.com.br/blog
Entre em contato conosco.