Blog voltar

Compartilhar
26
maio

REVALIDA 2021: orientações e datas que você precisa saber

O edital da primeira etapa do Revalida 2021 foi publicado pelo Diário Oficial da União (DOU). Este exame é indispensável para validar os diplomas de médicos que cursaram a graduação em universidades estrangeiras. O período de inscrição está previsto para o dia 31 de maio até 11 de junho de 2021.

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), tem como objetivo verificar se o médico possui as habilidades e competências exigidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Além disso, é preciso estar de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina no Brasil.

Requisitos para realizar o exame

  • Ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil;
  • Possuir diploma de graduação em medicina expedido pela Instituição de Educação Superior Estrangeira, reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira.

Quais são as etapas do Revalida?

O Revalida acontece em 2 etapas:

A primeira etapa é a aplicação da prova objetiva, que contém 100 questões; e a prova discursiva, que contém 5 questões. A segunda etapa é feita de forma prática.

Elas abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

É preciso ser aprovado na primeira etapa para realizar a segunda?

Sim. O participante deve estar aprovado na 1ª etapa do Revalida 2021. Além disso, haverá outro edital específico para participação na segunda fase, que é a prova de habilidades clínicas.

É possível fazer a inscrição no Revalida sem diploma?

Durante nossa atuação, percebemos que muitos médicos possuem vários documentos capazes de comprovar a conclusão do curso de medicina no exterior, no entanto, eles não possuem o diploma em si.

Assim, através de ações judiciais, os participantes conseguiram realizar a inscrição sem o diploma, validando seus direitos. Por isso, é importante buscar orientação jurídica sobre o seu caso.

Se você é médico, graduado no exterior e busca a revalidação do seu diploma, fique atento às datas e às regras.

As provas do Revalida serão presenciais?

Sim. Segundo o edital, a primeira etapa irá acontecer presencialmente, afastando a possibilidade de realização remota, em razão da pandemia da COVID-19. O local para realização do exame deve ser escolhido pelo participante no momento da inscrição.

Confira o cronograma abaixo e confira outras informações clicando aqui:

Inscrições: de 31/5 a 11/6
Pagamento da taxa de inscrição: 16/6
Análise dos diplomas: de 31/5 a 11/6
Pedido de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 31/5 a 11/6
Aplicação da prova: 5/9
Divulgação dos gabaritos preliminares das provas escritas objetiva e discursiva: 7/9
Divulgação dos gabaritos definitivos: 26/10
Resultados das provas objetivas e discursivas: 26/10
Pedidos de recursos: 26/10 a 1º/11
Resultado final: 19/11

 

Revalida 2020

Atenção, cuidado para não confundir as informações divulgadas pelos órgãos federais.

O Inep também publicou outro edital com as diretrizes para a realização da segunda etapa do Revalida de 2020. O edital informa que, devido ao contexto da pandemia de covid-19, os locais de aplicação serão divulgados até a abertura das inscrições que vão de 31 de maio até 4 de junho de 2021.

A primeira etapa do exame ocorreu no início de dezembro do ano passado e mais de 15 mil médicos participaram do processo.

Orientação Jurídica

Caso você tenha alguma dúvida e precise de orientação jurídica, entre em contato conosco através do e-mail: contato@caiotirapaniadvogados.com.br
Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos: @caiotirapaniadvogados

Notícias Relacionadas

Newsletter

Cadastre seu email e fique atualizado sobre os seus direitos. Receba informações e novidades de concursos públicos. Não se preocupe, você não receberá spam!

Você precisa de um advogado?

Entre em contato conosco.

Open chat
Oi, tudo bem? Você alguma dúvida?

Clique aqui e você será redirecionado para nosso WhatsApp!