Blog voltar

Concurso Nacional Unificado: 5 pontos que todos os candidatos devem ficar atentos
Compartilhar
2
maio

Concurso Nacional Unificado: 5 pontos que todos os candidatos devem ficar atentos

 

 

Já imaginou você deixar de ser aprovado no Enem dos Concursos por conta de alguma ilegalidade cometida pela banca? Para evitar que isso aconteça, fique atento nas dicas que seguem abaixo.

 

O Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”, oferece mais de 6 mil vagas distribuídas em 21 órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. O concurso pretende revolucionar o modelo de seleção de candidatos para o provimento de cargos públicos. Neste texto, iremos explorar 5 pontos que todos os candidatos devem ficar atentos ao realizar o CNU. 

 

 

1. Estrito cumprimento das regras previstas no edital

 

Os candidatos devem garantir que a banca respeite todas as regras estipuladas no edital, desde critérios de classificação até critérios de desempate. Qualquer desvio pode ser motivo para contestação pela via judicial.

 

2. Legalidade das questões

 

As questões devem estar em conformidade com o que foi estabelecido no edital. Qualquer questão mal formulada, com múltiplas respostas corretas, ou sem resposta, deve ser contestada, revista e potencialmente anulada. Caso isso não aconteça, é possível reivindicar revisão por meio de uma ação judicial. 

 

3. Prova discursiva

 

É essencial que a banca divulgue o espelho de correção das questões e estabeleça critérios claros e objetivos de correção da prova discursiva, para que os candidatos saibam como serão avaliados e, caso necessário, possam contestar a nota que lhes foi atribuída de maneira fundamentada.

 

4. Direito ao recurso administrativo

 

Os candidatos têm o direito de recorrer contra qualquer decisão da banca, seja sobre questões mal formuladas, correção da prova discursiva, avaliação dos títulos apresentados ou descumprimento de qualquer item do edital. Além disso, a resposta da banca ao recurso deve ser bem fundamentada.

 

5. Prova de títulos

 

A etapa da prova de títulos pode representar uma parcela significativa da pontuação final. Desse modo, é importante que os candidatos estejam atentos para garantir que todos os seus documentos sejam aceitos e pontuados corretamente pela banca.

 

Se você está fazendo o Enem dos Concursos, fique atento aos seus direitos para que não seja prejudicado por conta de algum comportamento ilegal da banca. 

 

Em caso de irregularidades, não deixe de entrar em contato com nossos advogados por meio do nosso WhatsApp.

 

 

Notícias Relacionadas

Você precisa de um advogado?

Entre em contato conosco.

    Open chat
    Nos conte sua dúvida sobre o Concurso Nacional Unificado