Blog voltar

Compartilhar
1
jun

Live no Instagram: Cotas nas Universidades

Hoje, o advogado Caio Tirapani convida o advogado Emmanuel Pacheco para abordarem o tema “Cotas nas Universidades Públicas”.⁣⁣⁣

⁣⁣⁣O sistema de verificação de cotas das Universidades Públicas vem passando por grandes transformações e, por não ter diretrizes muito bem definidas, traz diferentes impactos para os estudantes e para comunidade acadêmica. ⁣⁣⁣

⁣⁣⁣Participe dessa live enviando suas dúvidas e ideias!⁣⁣

__

Desde 2018, a UFJF está investigando estudantes denunciados por supostas fraudes. Uma comissão de heteroidentificação foi criada para avaliar os candidatos que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas, seguindo os seguintes critérios:

-FENÓTIPO: verifica-se a autodeclaração do estudante como preto, pardo ou indígena;

-DESCENDÊNCIA DIRETA: análise se ele possui laço sanguíneo direto com pessoas pretas, pardas ou indígenas;

-PERTENCIMENTO RACIAL E RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL: se ele sofreu algum tipo de preconceito pelo seu fenótipo.

A investigação de alunos que estão estão com a graduação em curso é questionável, uma vez que no ano de ingresso o edital exigia apenas a autodeclaração.

Dúvidas e orientações

O sistema de cotas tanto para as universidades públicas, quanto nos concursos públicos é uma importante ferramenta para diminuição das desigualdades sociais. Contudo, para que essa ferramenta funcione da melhor forma possível, é necessário que sejam critérios muito bem definidos para utilização das cotas, justamente para que o direito de nenhum aluno seja violado.

Se você tem dúvidas sobre este assunto assista a live hoje às 20h

Notícias Relacionadas

Newsletter

Cadastre seu email e fique atualizado sobre os seus direitos. Receba informações e novidades de concursos públicos. Não se preocupe, você não receberá spam!

Você precisa de um advogado?

Entre em contato conosco.

Open chat
Oi, tudo bem? Você alguma dúvida?

Clique aqui e você será redirecionado para nosso WhatsApp!