Blog voltar

Compartilhar
25
mar

UFJF divulga resultado da análise dos grupos de cotas

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na última semana os resultados da avaliação dos pedidos de ingresso por meio dos grupos de cotas. Essa medida, ainda inédita na instituição, foi instaurada devido às denúncias de fraudes em relação ao processo de admissão através do sistema de cotas.

Pela primeira vez a universidade realizou uma comissão de heteroidentificação, que ficou responsável por analisar as matrículas dos novos alunos, com o objetivo de oferecer mais transparência aos processos. Muitos alunos ingressantes tiveram suas matrículas indeferidas nesta etapa, mas ainda é possível recorrer da decisão.

O candidato pode ter acesso ao parecer da comissão sobre seu caso e entrar com recurso administrativo até o dia 25 de março. Após a divulgação dos recursos em 17 de abril, ainda existe a possibilidade de envio de recursos para o Conselho Superior – de 18 a 29 de abril.

As decisões da banca de avaliação foram tomadas seguindo a resolução Nº 37/2017, que regulamenta o ingresso dos concorrentes aos grupos de cotas. Para a UFJF, no caso do ingresso de pretos e pardos, o critério de avaliação se baseia somente na autodeclaração do estudante e na confirmação da presença dos fenótipos negros.

Entretanto, tal processo não garante total credibilidade, pois o Brasil é um país com grande miscigenação de sua população, tornando extremamente tênue a linha que separa um grupo étnico de outro – como os pardos -, o que dá margem a uma série de distorções e distintas interpretações.

Em decorrência deste desafio, é imensamente importante que os editais sejam elaborados de forma clara, estabelecendo expressamente os critérios e requisitos que serão aplicados pela banca organizadora na análise das inscrições de candidatos optantes pelo sistema de cotas.

Saiba mais sobre a repercussão deste assunto no ano passado.

Se você tem dúvidas sobre essa questão, envie para caio@caiotirapaniadvogados.com.br .

Notícias Relacionadas

Você precisa de um advogado?

Entre em contato conosco.

    Open chat
    Oi, tudo bem? Você alguma dúvida?

    Clique aqui e você será redirecionado para nosso WhatsApp!