Blog voltar

Compartilhar
5
ago

UNIRIO NOTIFICA ALUNOS SOBRE RESULTADO DAS BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) começou a divulgar os resultados das análises feitas pela banca de heteroidentificação em relação à aptidão destes alunos para ocuparem vagas reservadas para o sistema de cotas raciais.

A instituição de ensino informou que, a partir do dia 09 de agosto, será apresentado as informações referentes ao recurso administrativo contra o resultado para os alunos que forem considerados não aptos para a reserva de vagas.

ENTENDA A SITUAÇÃO

Alguns alunos da UNIRIO que ingressaram por meio do Sistema de Cotas foram convocados para verificação de suas autodeclarações na banca de heteroidentificação, que aconteceu no dia 19 de julho.

Em 2020, uma onda de denúncias nas redes sociais levou a UNIRIO a constituir uma Comissão de Avaliação com objetivo de apurar as autodeclarações prestadas pelos estudantes denunciados no ato da matrícula.

As bancas de heteroidentificação adotadas pela UNIRIO para verificação do fenótipo dos alunos entraram em vigor a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2018. Com isso, torna-se infundada e ilegal a denúncia de alunos, uma vez que eles se inscreveram para o processo seletivo no momento em que não havia qualquer previsão de uma avaliação de fenótipo no edital. Naquele contexto, a exigência era somente da autodeclaração.

Se você tem dúvidas sobre este assunto ou precisa de orientação a respeito do seu recurso, envie para contato@caiotirapaniadvogados.com.br.

 

Leia mais sobre este assunto:

UNIRIO CONVOCA ALUNOS PARA AS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

 

Assista à live que o dr. Caio Tirapani também esclareceu dúvidas sobre o tema:

Live Cotas raciais na UNIRIO

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: @caiotirapaniadvogados
Facebook: @caiotirapaniadvogados
YouTube: /caiotirapaniadvogados

Notícias Relacionadas

Você precisa de um advogado?

Entre em contato conosco.

    Open chat
    Oi, tudo bem? Você alguma dúvida?

    Clique aqui e você será redirecionado para nosso WhatsApp!